quarta-feira, 26 de setembro de 2012

O Mundo Continua Dando Voltas !

O mundo continua dando suas voltas, fazendo com que o tempo se escoe por entre nossas tão valorizadas e frágeis opções de vida encarnatória. O tempo, na vida daquele que busca a sabedoria do espírito, convida ao constante reinício das atividades mentais, emocionais e físicas na conquista do bem mais precioso, que é a Liberdade Espiritual.

Essa liberdade tão ansiada, mesmo por aqueles que se dizem livres, mas não conseguem controlar seus temperamentos irascíveis, suas paixões descontroladas, às vezes um pequeno vício, isso sem falar nas ilusões do mundo buscadas como tábua de salvação e, normalmente, esfaceladas pela suposta realidade da vida terrena, que é ilusória.

A liberdade a que somos convidados a buscar é a liberdade em relação ao nosso "eu" pequeno e mesquinho, iludido e sofredor.

Infelizmente a maioria de nós, apesar da mensagem do tempo que se escoa, o qual, como um dedo aponta para a nossa realidade eterna de águias, ficamos parados nesse mesmo tempo, ciscando a poeira e a lama da terra, em busca de míseras e passageiras minhocas.

O tempo é o grande sábio que nos aponta a direção correta para o encontro conosco, com nossos irmãos e, principalmente, com Deus, fonte de paz e alegria.

"O sábio aponta a direção, os tolos ficam a olhar o dedo".

A Umbanda, como mãe a ensinar e a encaminhar seus filhos para a evolução e engrandecimento espirituais, nos ajuda a caminhar por essa estrada, apontada pelo tempo que se escoa, nos conduzindo á vivência da Humildade, Sabedoria e Pureza de Coração, na luz vibrada da FÉ, da RENOVAÇÃO, da LEI, do CONHECIMENTO, da JUSTIÇA, do AMOR e da EVOLUÇÃO, onde os nossos queridos Orixás nos aguardam, com seu carinho e amor de pais e mães, para nos garantir a PAZ e a ALEGRIA em nosso caminhar.

Nesse sentido a Umbanda é uma religião para nós, pois nos religa com Deus, nosso Pai, e com nossos irmãos de caminhada sob a perspectiva da pura fraternidade.

Se vivida como apenas uma  “obrigação”, da qual não sinto prazer e alegria, não podemos dizer que o sacerdócio, o mediunismo umbandista seja um trabalho religioso, mas apenas uma encenação a mais na nossa conturbada vida.

Do mesmo jeito que um Católico, ou Padre Católico, ama sua religião, sua Igreja e seus rituais; os protestantes, com seus Pastores, amam seus Templos, têm carinho e amor aos seus Cultos; os Judeus, com seus Rabinos, amam e se deliciam nas sua Sinagogas em cultuar ao Deus Único; os Mulçumanos, nas suas Mesquitas, adorando com prazer e alegria a Alá, o Umbandista que não ama seu Templo, suas atividades sacerdotais/mediúnicas, se for o caso, não sinta saudade da sua Casa de Oração, ou mesmo a frequência alegre às suas Giras, não pode dizer que é Espírita Umbandista, pois a Umbanda não entrou em sua vida como uma religião, mas apenas como uma encenação ou instrumento feiticista para preencher carências e necessidades mesquinhas temporais, sejam elas emocionais ou materiais.

Acredito que, para nós, que nos dizemos umbandistas, o tempo sempre nos oferece a oportunidade de refazermos nossa profissão de fé nessa religião tão bela e rica, ou mesmo, se for o caso,  de nos conscientizarmos não ser esse o caminho religioso que me favorece o crescimento e o encontro com Deus.

De uma forma ou de outra aproveitemos e escutemos a lição do tempo, e busquemos avidamente viver o nosso hoje, mas na perspectiva do amanhã, pois o nosso dia a dia só tem significado se for uma conquista do amanhã, pois "a alma constrói o próprio destino: degrau a degrau" (Leon Denis).

Pai Valdo (Sacerdote Dirigente do T. E. do Cruzeiro da Luz)

O Processo de Gravidez

Reencarnação !

Como se inicia o processo da gravidez, segundo o espiritismo ?

Na hora em que o óvulo é anexado ao espermatozóide dentro do útero de uma mulher, existem energias ali, positivas ou negativas nas paredes do útero, no seu corpo que definem o estado das primeiras células, se vão estar em estado negativo ou não, estas energias se forem de uma concepção feita com o amor em armonia, serão positivas, se o feto está sendo gerado devido a algum extrupo ou sexo sem amor, traições, interesses, as energias que vão estar impregnadas nas paredes do últero serão negativas.
Após a fecundação, tudo já está determinado por Deus, de maneira indireta, que é através de seus auxiliadores espirituais, qual vai ser o espírito que vai ter a graça de poder se reencarnar naquela vida que está se formando.

Surge então um fio muito fino feito de energias que liga o pequeno feto ao espírito que foi escolhido, o espírito a partir daí já tem a certeza de sua reencarnação e fica em estado de alegria, de euforia em saber que vai ter uma nova chance de pagar seus pecados e se evoluir espiritualmente, começa a fazer mais planos de tudo o que pretende fazer para que não caia em armadilhas e fique estacionado no plano espiritual, sente um grande amor vindo de Deus em se lembrar dele e se promete em ser um homem ou mulher de boa índole para não cair nos vícios mundanos outra vez.
Após a fecundação do óvulo as energias mesmo negativas se tornam boas energias vindas de Deus, o milagre da vida acontece, a mulher muda suas feições e fica com um ar de mãe no rosto, suas feições ficam vivas, os olhos demostram que dentro dela está acontecendo um ato divino.

Este fio que parece uma linha, mas feito de energia pura, não se rompe, ésta energia vem do cosmo, do universo, faz parte da criação, ela percorre longas distancias, e não tem possibilidade de se partir, porque ela é renovada sempre com as energias que estão no universo desde o princípio das coisas.


Primeiro Mês

O espírito que está ligado ao feto por um fio começa a sentir um torpor, uma certa sonolência em pensar, fica mais difícil agir, o fio que os une fica mais grosso, no final do primeiro mês ele já tem mais ou menos dois milímetros de diâmetro.


Segundo Mês

Ainda com consciência o espírito procura um contato com seus futuros pais, tenta participar de sonhos durante a noite, tenta um contato, tem vontade de se revelar e pedir a seus pais que o aceitem, sente ansiedade, sua espiritualidade esta ligada a da mãe, quando a mãe está nervosa ou cansada, o feto mesmo com dois meses já tem uma pré visualização do carater e dos sentimentos de sua futura mãe.


Terceiro Mês

O cordão que une o espírito ao feto já é mais grosso, como um cordão umbilical, só que de pura energia, este cordão liga o feto ao espírito que geralmente fica próximo, se a mãe tem problemas de aceitação da nova gestação, ou problemas de relacionamento com seu parceiro, ela envia energias ao feto sob a forma negativa, mas o amor materno já é mais forte e acaba purificando a concepção do feto e do cordão que une o feto ao espírito.


Quarto Mês

Há esta hora o espírito que está ligado ao feto esta completamente adormecido para vida espiritual e começa a ter uma vida intra-uterina, brinca, se mexe, às vezes este período se dá no terceiro mês, suas lembranças da vida passada e da vida espiritual vão se guardando no subconsciente, que por sua vez são transferidas ao perispírito que já está se anexando ao novo corpo, em seu celebro ficam gravadas vagas lembranças, as coisas que o espírito sabe, como tocar música, situações que marcaram muito, coisas que aprendeu em vidas passadas, ficam marcadas na memória do bebê, de forma que quando ele crescer vai ter mais facilidade ou aptidões ligadas a experiências do espírito.


Quinto Mês
Neste mês o espírito já com seu perispírito anexado ao bebê e com o cordão umbilical feito de energia espiritual já com dois centímetros de diâmetro, se o espírito não estiver ainda no corpo do bebê, este cordão atrai o espírito para junto de seu perispirito, nesta hora o espírito se incorpora de maneira definitiva ao bebê e começa a ter informações vindas do celebro do bebê com mais intensidade, carinhos que a mãe faz, vozes, barulhos, tudo isso vai ficando registrado no espírito do bebê que já está ali dentro da barriga da mãe, os pensamentos do espírito e sua consciência começam a voltar gradualmente, mas já usando os neurônios ainda em formação do bebê, portanto o espírito nesta hora já está pensando como um bebê.

A partir deste mês já está completa a transferência, a reencarnação de uma nova vida.


Sexto Mês

Do sexto mês em diante o espírito já está completamente em nosso mundo, reencarnado, e daí para frente ele procura se adaptar ao novo corpo que lhe foi dado por Deus, seus pensamentos mesmo tendo algum carma a resolver aqui na terra, seus pensamentos são inocentes, as energias estão renovadas e em positividade, o espírito vai ter uma chance de recomeçar do zero na vida carnal.


Sétimo Mês

O celebro do bebê ainda em desenvolvimento final não está preparado para receber a consciência e a personalidade do seu espírito, estas funções ainda ficam como que adormecidas, o espírito também sente sua individualidade e seu modo de pensar adormecido, o bebê está restrito ainda aos primeiros instintos humanos, fome, dor, sono, alegria, tristeza, os movimentos do bebê são involuntários e sem coordenação motora.

A verdadeira personalidade que está estampada no intimo do espírito só aparece entre os seis e sete anos, isto porque primeiro ele precisa receber nos primeiros anos de vida a educação, o amor e o caráter de sua família.


Sétimo Mês

O espírito tem ligeiros momentos de lucidez onde ele vê sua próxima encarnação e seus resgates de antigos carmas que ele precisa fazer, muitos espíritos ainda sem evolução espiritual se intimidam por saberem que sua nova vida vão ter que passar por momentos difíceis, outros que já tem um pouco mais de adiantamento espiritual, ajudam a sua próxima família a recebê-lo em sua nova jornada, costumam visitar sua nova Mãe e Pai em sonhos durante a noite, outros conseguem magnetizar primeiramente o útero e depois o corpo todo de sua progenitora, trazendo energias positivas e restauradoras.

A concepção de uma nova vida é abençoada por Deus, as dores e os sofrimentos de uma Mãe antes do parto são recompensadas a ela pelo amor que ela vai receber em seguida, este amor não é um amor comum, não é um amor de filho para Mãe, um amor espiritual que atravessa encarnações.


Oitavo e Nono Meses

O espírito já inteiramente lúcido e ligado ao seu novo corpo já não pertence mais ao mundo espiritual, a ansiedade toma conta de seu ser, tudo que ele deseja é que o parto seja breve e que tudo saia bem, ele escuta a voz de sua Mãe e seu Pai, sente o amor que vem dos dois, em sua mente já sabe que vai nascer para o mundo, em suas lembranças não sabe mais que está reencarnando, nem sabe de suas vidas passadas, um novo começo se abre em seu horizonte, ele sabe que irá ter uma nova chance e vai começar do zero, até a sua inteligência e seu conhecimento ficaram adormecidos, sua aparência vai ser de um bebê com a inocência divina, um anjo que nasce, a doçura e a fragilidade nos cuidados só despertam os instintos de Mãe.


Esta é a contribuição de Deus para o mundo um dia ficar melhor, a cada momento nasce um anjo novo, uma nova vida. 
Fonte: Espiritismo Família

Causas Espirituais das Doenças

O que estrutura espiritualmente o corpo de carne ?
Emmanuel: O corpo espiritual ou perispírito é o corpo básico, constituído de matéria sutil, sobre o qual se organiza o corpo de carne.

O erro de uma encarnação passada pode incluir na encarnação presente, predispondo o corpo físico às doenças ? De que modo ?

Emmanuel: A grande maioria das doenças tem a sua causa profunda na estrutura semi-material do corpo espiritual. Havendo o espírito agido erradamente, nesse ou naquele setor da experiência evolutiva, vinca o corpo espiritual com desequilíbrios ou distonias, que o predispõem à instalação de determinadas enfermidades, conforme o órgão atingido.

Quais os dois aspectos da Justiça ?
Emmanuel: A Justiça na Terra pune simplesmente a crueldade manifesta, cujas conseqüências transitam nas áreas do interesse público, dilapidando a vida e induzindo à criminalidade; entretanto, esse é apenas o seu aspecto exterior, porque a Justiça é sempre manifestação constante da Lei Divina, nos processos da evolução e nas atividades da consciência.

Qual a relação existente entre doenças e a Justiça ?

Emmanuel: No curso das enfermidades, é imperioso venhamos a examinar a Justiça, funcionando com todo o seu poder regenerativo, para sanar os males que acalentamos.

O que faz o Espírito, antes de reencarnar-se visando à própria melhoria ?

Emmanuel: Antes da reencarnação, nós mesmos, em plenitude de responsabilidade, analisamos os pontos vulneráveis da própria alma, advogando em nosso próprio favor a concessão dos impedimentos físicos que, em tempo certo, nos imunizem, ante a possibilidade de reincidência nos erros em que estamos incursos.

Que pedem, para regenerar-se, os intelectuais que conspurcaram os tesouros da alma ?

Emmanuel: Artífices do pensamento, que malversamos os patrimônios do espírito, rogam impedimentos cerebrais, que se façam por algum tempo alavancas coercitivas, contra as nossas tendências ao desequilíbrio intelectual.

Que medidas de reabilitação rogam os artistas que corromperam a inteligência ?

Emmanuel: Artistas, que intoxicamos a sensibilidade alheia com os abusos da representação viciosa, imploramos moléstias ou mutilações, que nos incapacitem para a queda em novas culpas.

Que emendas solicitam os oradores e pessoas que influenciaram negativamente pela palavra ?

Emmanuel: Tarefeiros da palavra, que nos prevalecemos dela para caluniar ou para ferir, solicitamos as deficiências dos aparelhos vocais e auditivos, que nos garantam a segregação providencial.

Que providências retificadoras pedem para si próprios aqueles que abraçaram graves compromissos do sexo ?

Emmanuel: Criaturas dotadas de harmonia orgânica, que arremessamos os valores do sexo ao terreno das paixões aviltantes, enlouquecendo corações e fomentando tragédias, suplicamos as doenças e as inibições genésicas que em nos humilhando, servem por válvulas de contenção dos nossos impulsos inferiores.

Todas as enfermidades conhecidas foram solicitadas pelo Espírito do próprio enfermo, antes de renascer ?
Emmanuel: Nem sempre o Espírito requisita deliberadamente determinadas enfermidades de vez que, em muitas circunstâncias quais aqueles que se verificam no suicídio ou na delinqüência, caímos, de imediato, na desagregação ou na insanidade das próprias forças, lesando o corpo espiritual, o que nos constrange a renascer no berço físico, exibindo defeitos e moléstias congênitas, em aflitivos quadros expiatórios.

Quais são os casos mais comuns de doenças compulsórias, impostas pela Lei Divina ?

Emmanuel: Encontramos numerosos casos de doenças compulsórias, impostas pela Lei Divina, na maioria das criaturas que trazem as provações da idiotia ou da loucura, da cegueira ou da paralisia irreversíveis, ou ainda, nas crianças-problemas, cujos corpos, irremediavelmente frustrados, durante todo o curso da reencarnação, mostram-se na condição de celas regenerativas, para a internação compulsória daqueles que fizeram jus a semelhantes recursos drásticos da Lei. Justo acrescentar que todos esses companheiros, em transitórias, mas duras dificuldades, renascem na companhia daqueles mesmos amigos e familiares de outro tempo que, um dia, se cumpliciaram com eles na prática das ações reprováveis em que delinqüiram.

A mente invigilante pode instalar doenças no organismo ? E o que pode provocar doenças de causas espirituais na vida diária ?
Emmanuel: A mente é mais poderosa para instalar doenças e desarmonias do que todas as bactérias e vírus conhecidos. Necessário, pois, considerar igualmente, que desequilíbrios e moléstias surgem também da imprudência e do desmazelo, da revolta e da preguiça. Pessoas que se embriagam a ponto de arruinar a saúde; que esquecem a higiene até se tornarem presas de parasitas destruidores; que se encolerizam pelas menores razões, destrambelhando os próprios nervos; os que passam, todas as horas em redes e leitos, poltronas e janelas, sem coragem de vencer a ociosidade e o desânimo pela movimentação do trabalho, prejudicando a função dos órgãos do corpo físico, em razão da própria imobilidade, são criaturas que geram doenças para si mesmas, nas atitudes de hoje mesmo, sem qualquer ligação com causas anteriores de existências passadas.

Qual a advertência de Jesus para que nos previnamos dos males do corpo e da alma ?

Emmanuel: Assinalando as causas distantes e próximas das doenças de agora, destacamos o motivo por que os ensinamentos da Doutrina Espírita nos fazem considerar, com mais senso de gravidade, a advertência do Mestre: “Orai e vigiai, para não cairdes em tentação”.


EMMANUEL (Do livro “Leis Do Amor”, Francisco Cândido Xavier E Waldo Vieira)